domingo, 20 de setembro de 2015

O vale e a montanha

O vale e a montanha
Por: Chandra Veeresha.


"Quando alguém chega no topo de uma montanha, após dias de caminhada, meses ou anos de planejamento para se chegar lá, é uma alegria enorme, um êxtase.
Dizem que Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins, os tres homens que pisaram na lua experimentaram o êxtase. Imagine isso: Pisar na lua!
Algo que até hoje é questionado.
É provável até que com um impacto como esse, eles tenham todos se iluminado, no entanto só um aceitou a iluminação. Para a mídia, um deles ficou maluco, porque começou a fazer coisas muito estranhas depois que voltou e o outro demorou pouco a morrer.
O fato é que eles tiveram que voltar para  a Terra, mas nunca mais foram os mesmos. Nenhum deles. Como poderia após visitar a lua? Como poderia após ver a Terra lá de cima?
È assim também com alguém que alcança o pico de uma montanha. É por isso que no xamanismo, é aconselhável que os buscadores e praticantes subam a montanha de vez em quando. Existem práticas onde passa-se dias lá somente a pão e água, ou em jejum total.
No entanto, nenhum fica morando na montanha por isso. Uma hora o convívio com a civilização se faz novamente necessário.
O que acontece quando retornamos da montanha? O vale muda de cor. O vale nunca mais é o mesmo vale. O vale fica encantado, mas é voce quem está encantado e pode viver no mundo sem se deixar contaminar pelas mazelas do mundo. Voce passa a viver no mundo sem se deixar corromper, vive com mais segurança, aceita melhor os desafios, passa a ver as pessoas com um olhar mais humano, torna-se líder da sua vida, porém tem problemas e desafios diários do mesmo jeito- só que o seu olhar é outro, a sua forma de conduzir os problemas é outra, enfim, voce é um novo homem mesmo!
Porém, a montanha ficou para trás. Ao mesmo tempo, ela sempre estará dentro de quem esteve no pico. Entende?
O que muda mesmo é que ao voltar a subi-la, o caminho já está iluminado. Uma vez tendo alcançado o pico, mesmo que se tenha descido, voce sabe onde está o caminho .
Uma vez que se desceu ao vale, é preciso viver. É preciso reaprender a viver.A iluminação é só o começo.
O vale também deve perder novamente a graça.. E se amontanha tiver deixado o gosto na boca, voce deve tornara subí-la. Aí é que amente pode trapacear adiando para o dia seguinte: Amanhã voce vai. É fácil chegar.
Sem coragem o Mestre volta a ser necessário. É ele quem vai te impulsionar a subir.
Então o Mestre mostra:- Veja, isto é uma alavanca.
Iuminação é também o fim.


Jai Maheá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário