quinta-feira, 3 de setembro de 2015

XAMANISMO E TANTRA

O Início

O Xamanismo é considerado umas das culturas mais antigas do planeta, tendo sua origem e nascimento contestado por alguns autores e pesquisadores.

Acredita-se que tenham existido desde o período paleolítico, do homem primitivo, quando ainda se descobria como fazer fogo, caçar e viver.
Alguns pesquisadores dizem que o seu nascimento ocorreu na Sibéria, enquanto outros afirmam ser na África. Dando uma pequena olhada no Mapa Mundi, podemos ver que Sibéria, Nepal, Índia, África, China, Mongólia e outros, estão todos próximos, e portanto, é fácil afirmar que houve uma grande disseminação dessas práticas pela Ásia e África

O Tantra também tem seu surgimento contestado por alguns autores, já que com o surgimento dos Vedas, grande parte da Tradição Tântrica se perdeu.
Mas, segundo Otávio Leal (no livro Maithuna Sexo Tântrico), ´´o Tantra tem sua origem no  paleolítico, junto com a própria origem do homem, e se afirma no neolítico (8000 a.C) no culto a Deusa Mãe entre os Drávidas, em cidades como Harappa e Mohenjo Dharo.´´

O seu surgimento com certeza vem junto com o Xamanismo, mas por ter nascido e se instalado na Índia possui arquétipos diferentes, no entanto, características de vida bastante tribais em comum. Quando estudamos a fundos as duas tradições, percebemos que a semelhança entre ambas é muito maior do que se supõe.

Após a Invasão Ariana e o surgimento dos Vedas, os povos tântricos, que eram considerados, mágicos, por terem poderes (siddhis), foram praticamente dizimados, e os que viveram, tiveram que se exilar nas montanhas.

Os Tântricos sempre tiveram nas suas práticas, o culto a Grande Mãe (Shakti), ao Fogo (Agni), aos seres elementais, ao céu, as estrelas, e viviam de acordo com os ciclos sazonais. Respeitando todos os seres vivos, e vivendo uma vida totalmente de aceitação do que eram.

Voce vê pouca diferença no Xamanismo, grande parte delas relacionada ao modo de vida de região para região.  Mesmo o Xamanismo Norte Americano, que foi o que mais teve seus ensinamentos expandidos entre os povos da América, devido a grande força política do seu País, foi também praticamente extinto. E o mesmo acontece no Xamanismo Sul Americano, Africano e outros.
Seja por meio de outras religiões, como foi o caso do Tantra na Índia, ou através de tropas militares nos Estados Unidos, que perseguiu os povos da terra, até praticamente quase a sua extinção.


O Fato é que, com esses povos encurralados pela inconsciência humana, muitas outras tradições surgiram com base em seus ensinamentos e estilos de vida. Muita coisa se perdeu, mas muitas ainda estão ai nos dias atuais, para nos fazer lembrar de nossa Herança passada e algumas delas,  com estudo aprofundado e vivências reais, podem ser resgatadas para o bem do ser humano.

(Anand Milan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário